PUB

Vacina gratuita contra gripe e Covid-19. Tenho direito? Onde vacinar-me?

12 Nov 2023 - 12:54

Vacina gratuita contra gripe e Covid-19. Tenho direito? Onde vacinar-me?

A Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023-2024 contra a gripe e a Covid-19 arrancou no final de setembro e, segundo a informação disponível no portal do Governo português, existem 3.500 locais onde se pode vacinar. Qual a importância da vacinação contra a gripe? Por que razão, em alguns casos, a vacina contra a Covid-19 ainda é recomendada? O que deve ter em conta antes da vacinação?

Qual a importância da vacinação sazonal contra a gripe e a Covid-19?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica, num texto publicado no seu site, que, apesar de a fase de emergência da Covid-19 ter terminado, “o vírus continua a propagar-se e a evoluir”. 

Assim sendo, a Covid-19 “continua a ser uma ameaça, especialmente para os idosos e adultos com problemas de saúde subjacentes”, daí a importância da vacinação nos grupos de risco.

No mesmo sentido, no site do SNS, reforça-se que tanto as vacinas contra a gripe, como as vacinas contra a Covid-19 devem ser tomadas, em caso de recomendação, uma vez que reduzem “o risco de doença grave, hospitalização e morte por infeção”. 

De modo a “incentivar a população mais vulnerável a vacinar-se nas estações em que estas infeções são mais comuns”, surge a Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023-2024 em que, “pela primeira vez, a vacina contra a gripe será gratuita para a faixa etária dos 60 aos 64 desde o início da época” (ver aqui).

Quem está elegível para a vacinação sazonal contra a gripe e a Covid-19?

Primeiro, o SNS considera relevante apontar que “a vacinação sazonal contra a gripe e a Covid-19 é gratuita para a população mais vulnerável”. Como saber se faz parte dos grupos que têm direito à vacina gratuita?

PUB

Em ambas as vacinas, são elegíveis todas as “pessoas com 60 ou mais anos”, “grávidas”, “profissionais de saúde” (do SNS no caso da gripe e todos no caso da Covid-19), “bombeiros com contato direto com pessoas idosas”, “profissionais de estabelecimentos prisionais” e “profissionais em contato com residentes ou internados por períodos prolongados” em instituições de saúde.

No caso da gripe, “pessoas com mais de 6 meses de idade e residentes ou internados por períodos prolongados em lares ou instituições prestadoras de cuidados de saúde e com determinadas doenças crónicas e condições” (ver aqui quais), também têm direito à vacina de forma gratuita.

“Independentemente da gratuitidade”, de acordo com a Norma 006/2023 da Direção-Geral da Saúde (DGS), recomenda-se ainda a vacinação contra a gripe a “coabitantes e prestadores de cuidados de”: “pessoas de alto risco que não possam ser vacinadas” e “crianças cuja idade não permita a vacinação” com “risco elevado de desenvolver complicações”. Aconselha-se também os “profissionais de infantários, creches e equiparados” a tomarem a vacina.

No que diz respeito à vacina contra a Covid-19, além dos critérios já mencionados, segundo o SNS e a Norma 005/2023 da DGS, “pessoas com idade entre os 5 e os 59 anos e com doenças de risco” (ver aqui) estão elegíveis para a vacinação.

O que deve ter em conta antes de agendar a vacina?

Salienta-se, num documento do SNS, que, à semelhança da vacina contra a gripe, mesmo que se tenha tomado a vacina contra a Covid-19 no ano anterior, deve-se voltar a tomar. Isto porque “a vacina está adaptada de forma a proteger contra as estirpes atualmente em circulação”.

PUB

As vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser tomadas em dias diferentes, mas, caso o dia da toma coincida, estas podem ser administradas em simultâneo, “não sendo necessário respeitar qualquer intervalo de tempo”, refere-se.

No que toca à “vacina contra a Covid-19, até à data, as recomendações referem que deve ser respeitado um intervalo de, pelo menos, duas semanas em relação à administração de outras vacinas” (com exceção da vacina da gripe), destaca-se no mesmo documento.

No entanto, considera-se importante ter em conta que a vacinação contra a Covid-19 deve ser adiada em três contextos: se tiver sintomas de Covid-19; se teve Covid-19 há pouco tempo, devendo ser respeitado “um intervalo de tempo de quatro a seis meses” entre o diagnóstico a dose; e se contatou “há menos de duas a três semanas” com “um caso confirmado” (deve fazer um teste de despiste primeiro).

Onde pode ser feita a vacinação sazonal contra a gripe e a Covid-19?

Segundo um texto publicado no site do SNS 24, a vacinação sazonal pode ser feita nos centros de saúde e hospitalares, nas “farmácias aderentes à campanha” e noutros locais “fora das unidades de cuidados de saúde”, como “serviços de segurança e saúde no trabalho” e “estabelecimentos prisionais”.

Se optar por ir a uma farmácia, não precisa de receita médica, apenas do Cartão de Cidadão, e o agendamento é recomendado, mas “não é obrigatório”. 

No entanto, segundo a Norma da DGS, só são elegíveis para as duas vacinas, nas farmácias, de forma gratuita, as pessoas com mais de 60 anos, “sem registo de reação adversa grave ou hipersensibilidade a nenhuma das vacinas” e, no caso da vacinação Covid-19, é necessário que já tenham recebido pelo menos uma dose de vacinas Pfizer ou Moderna.

PUB

Após o processo, “os dados da vacinação ficam disponíveis no boletim de vacinas e podem ser consultados através do Portal do SNS 24 ou da App SNS 24”.

12 Nov 2023 - 12:54

Partilhar:

PUB